O Jantar, Até que ponto os pais são capazes de ir para protegerem seus filhos? É o crime cometido por dois primos de 16 anos que reaproxima seus pais, Stan (Richard Gere) e Paul (Steve Coogan), irmãos que há muitos anos não se viam. Paul está preocupado com uma possível condenação de seu filho, mas muito mais preocupado com sua própria reputação, afinal, ele é candidato a governador na eleição que se aproxima.

O Jantar é baseado em um romance de Herman Koch. A história já foi adaptada para o cinema duas vezes, em dois países diferentes: na Holanda em 2013 e na Itália em 2014.

  • Uma longa jornada noite adentro

Até que se chegue ao jantar do título, que é o clímax do filme, são necessárias várias voltas e a construção gradual das tensões. Estas tensões são rivalidades familiares, escândalos de corrupção, doenças mentais, tensões raciais e muito mais. É preciso muito recheio para que um filme sobre um jantar tenha duas horas de duração!

E isto decepcionou muita gente. Críticos norte-americanos que já assistiram ao filme dizem que ele se arrasta, se perde, e inclusive desagradou ao autor do livro. Sem dúvida, a história de O Jantar parece ter sido feita para o teatro, e o cinema não lhe fez jus.

  • Moralismos e ambiguidades

Quando Hollywood decide colocar suas mãos em uma história desenvolvida por estrangeiros, dificilmente dá certo. Algo que peca no desenrolar de O Jantar é um caráter moralizador, semelhante ao de uma fábula ou uma lição de catequese, embora o final do filme seja ambíguo e digno de debates. Em geral, esta é a característica mais criticada na versão americana, e que praticamente não existe nas versões holandesa e italiana.

Mas nem tudo está perdido: os quatro atores principais, que interpretam os pais dos adolescentes criminosos, estão sendo muito elogiados. Os destaques são Richard Gere, Laura Linney e Steve Coogan.

O Jantar não é um filme perfeito, e boa parte de suas cenas serão logo esquecidas, mas ao final levantamos outra vez esta questão já debatida em muitas ocasiões no cinema: até que ponto os pais são capazes de ir para protegerem seus filhos?

Informações Do Filme

Lançamento 1 de junho de 2017
Dirigido: Oren Moverman
Categoria: Drama, Suspense
Origem: EUA
Distribuição: California Filmes

Elenco do Filme

ELCOjNR

Deixe Um Comentário

Please enter your comment!
Please enter your name here